A morte de uma jovem cheia de vida,no dia 21 deste mês, com sonhos de ser médica, foi esta semana manchete de vários dos principais jornais do RJ. Aluna do Colégio Jean Piaget, em São Gonçalo, cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, prestes a ter seu baile de debutante, Anna Carolina Veiga Martins partiu de forma abrupta e sem explicação.
A família da jovem, acusa o HOSPITAL ICARAÍ, de negligencia médica, pois além de ter recebido anestesia GERAL , para um procedimento de retirada de cisto (analise-se o fato de que, a anestesia geral hodiernamente não é nem administrada para uma cesariana; porque o foi para um procedimento muito menos ariscado ?), a mãe que acompanhou a jovem no pós - cirúrgico, conta ter notado que a jovem não respirava normalmente e que algo estava errado. Após ter chamado a enfermeira pela primeira vez, as 23 horas, e esta ter dito que estava tudo bem, sem nem ao menos ter aferido a pressão da jovem ou ter feito uma avaliação para saber se seria ou não necessário chamar o médico, ainda notou a mãe da jovem a presença de sangue no nariz, boca, além de uma espuma e ruídos anormais na respiração da jovem. Ao longo da noite a enfermagem foi acionada várias vezes, sempre com a mesma resposta, tudo estava normal; era resultado da anestesia.
Somente quando a jovem começou a se debater e entrar em estado grave, um dos enfermeiros resolveu então chamar o médico de plantão, que deveria estar dormindo. Tarde demais, pois a jovem já estava tendo uma parada cardíaca. Foi reanimada e levada as pressas para a U.T.I, onde após mais duas paradas cardíacas veio lamentavelmente a óbito.
A mãe da jovem, como qualquer outra mãe em seu lugar, questiona "O QUE ACONTECEU ?"; A FILHA CHEGOU CHEIA DE VIDA, ALEGRE, SAUDÁVEL e não saiu viva daquele hospital, onde seria realizado um simples procedimento.
Quantos questionamentos surgem !!
Porque em um Hospital Particular, um dos mais "chiques" de Niterói, que foi inaugurado com a promessa de modernidade, tecnologia e estruturas de primeira, não conta também com profissionais qualificados a altura para que ao menos uma explicação consistente seja dada a família ?
A sociedade se mobiliza, pois poderia ser com um de nossos filhos, para aqueles que são pais !!
Imagino a dor desta mãe, e sofro só de imaginar, que dirá o que ela e seu esposo estão passando !!
Já passei por uma situação com meu filho caçula que nem de longe se compara a este fato e fiquei "revoltada"...
Surge a pergunta que não quer calar !!!!
PORQUE os profissionais de outras áreas, principalmente aqueles que lidam com VIDAS, não foram ainda OBRIGADOS a passar por uma avaliação rígida que IMPEÇA o exercício da profissão se não for aprovado ?
Os bacharéis em direito, só podem ser inscritos na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), se aprovados no Exame da OAB. Só poderá portando representar legitimamente o direito das pessoas, sejam naturais ou jurídicas, exercendo o "jus postulandi" se devidamente inscritos na OAB, ou seja, APROVADOS na prova que se divide em duas fases. Uma primeira objetiva e a segunda, subjetiva, uma peça processual privativa de advogado.
Em São Paulo, uma resolução do Conselho Regional de Medicina, o CREMESP, obrigou os recém-formados em medicina a fazer uma avaliação, mas, porém, todavia, INFELIZMENTE, esta avaliação, não os impede de exercer a profissão se REPROVADOS.
Muitos são os profissionais da área de saúde que defendem a ideia de uma avaliação minuciosa e rígida aos recém - formados para habilitá-los ao exercício da profissão, como presidente do CREMESP, Renato Azevedo Junior, que diz "seria ideal negar o registro aos formandos com o desempenho insatisfatório no exame para que voltassem aos bancos da universidade, porém a ausência de uma lei impede a adoção desta medida. ". O presidente relata ainda que muitos fizeram o exame imposto pelo CREMESP, diz: "No período de 2005 a 2011, quase metade dos formandos que fizeram o exame foram reprovada. Dos 4.821 participantes, 2.250 (cerca de 46%) não conseguiram nota mínima, que significa acertar 60% das 120 questões sobre nove áreas médicas, equivalentes a 72 respostas corretas."
O presidente defende ainda o exame nacional de medicina, diante do crescimento do ensino dos Cursos, que alcançaram 196 instituições só em 2012. Segundo o presidente há tramitando no Congresso um Projeto de Lei que possa tornar obrigatório para o exercício da profissão, o Exame Nacional de Medicina.
Faço votos que seja breve, pois os profissionais tem sido "despejados" nos hospitais e clínicas do nosso pais, e, o resultado, como tantos outros, é este, como o da jovem Anna Carolina.
Tem que haver um basta em tantos erros e negligências dentro dos hospitais, sejam públicos ou particulares.
A pergunta fica no ar ... se a jovem não passasse pela anestesia geral, teria dito as complicações que decorreram ?
Se a enfermeira ao primeiro chamado da mãe, tivesse avaliado a jovem como deveria e o médico prontamente acionado, não haveria tempo de fazer o que precisaria para salvá-la ?
Vemos a importância de termos profissionais bem preparados e capacitados. Sabemos que não existe ser humano perfeito,aquele que nunca erra, MAS o que temos presenciado, é uma sucessão de erros médicos e de profissionais da área, onde o tal "ERRO" dará fim, ao bem maior garantido constitucionalmente a todo cidadão: A VIDA ! Sem a vida, não há o que se falar de qualquer outro direito.
Poderíamos aqui, ficar debatendo acerca do que se entende por erro médico, sobre a polêmica de haver ou não um exame Nacional para cada área profissional, habilitando o mesmo ao exercício de sua profissão. mas nada disso traria de volta as vidas que foram ceifadas por um ato de negligência, a falta de cuidado, o desleixo de um ser humano com o outro, com o seu próximo. Olhar o "outro" com um olhar mais humano, mais sensível... e "se fosse eu no lugar dele ?"
O que dizer mais ? O problema é nunca achar que "pode acontecer comigo".
Que possamos ser mais humanos uns com os outros, e como profissionais,quer do direito, da saúde, ou qualquer outra área, nos lembrar que um dia podemos estar "do outro lado" e principalmente ... o que plantarmos, iremos colher ...(Gálatas 6:7).
O homem tem que estar sempre apto a aprender, com a humildade de reconhecer que NUNCA sabe o suficiente por MELHOR que seja como profissional ou não.
Sempre buscar o melhor para o outro,teremos com certeza uma sociedade mais humana. Profissionais menos individualistas, egocêntricos, ou desgostosos pelo salário... mas satisfeitos dar o seu melhor para salvar VIDAS ! Pode parecer utópico, mas, não custa plantar a sementinha por onde passarmos.
Fecho com dois pensamentos de um medico, filósofo e teólogo judeu espanhol, Moshe ben Maimon,ou, simplesmente, Maimônides, que refletiu sobre a preocupação de evitar erros e aprender com suas ocorrÊncias e minha oração ao Senhor da VIDA :
"Hoje pode se descobrir os erros de ontem e amanhã obter talvez nova luz sobre aquilo que se pensa ter certeza".
"A perfeição espiritual do homem consiste em se tornar um ser inteligente, que conheça sobretudo a sua capacidade de aprender"
Oro; Que o SENHOR, Deus Todo Poderoso, o Autor da VIDA, o que faz e estabelece TODAS as coisas, possa consolar consolar o coração destes e tantos outros pais que perdem seus filhos pela negligencia, desamor, falta de zelo e cuidado com o ser humano. Seja através de médicos, enfermeiros, policiais, ...ou simplesmente por aquele que podia fazer o bem ao outro para salvar uma vida e não o fez.
Jesus, capacita-nos e ajuda-nos para que possamos nos ver no "outro" e procurarmos ser melhores para que o teu Nome seja exaltado em nós.
Não mais eu, mas Cristo viva em mim !! Em Nome de Jesus Amém !
FONTE : http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/morte-misteriosa-no-hospital
http://oglobo.globo.com/rio/familia-acusa-hospital-em-niteroi-de-negligencia-por-morte-de-jovem-6186133
http://www.cartacapital.com.br/saude/formandos-em-medicina-serao-obrigados-a-fazer-exame-de-avaliacao-para-obter-registro/
Sou filha de uma Débora, irmã de uma Débora, esposa e Diaconisa (há 30 anos do Pr. Marcos Tavares - Igr. Ev. do Calvário), mãe de 3 lindos homens de Deus,amiga,escritora (nas horas vagas), profissional do Direito e também SOU uma DÉBORA (www.despertadebora.com.br)... Sou apaixonada pelo meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, que me alegra, fortalece e me inspira a cada manhã. Passamos por aflições, mas Jesus nos diz para não temer... seguir em frente, pois estará conosco até o fim.